Treino R4F Expo Verde

Green-Carpet

Hoje fomos fazer um treino diferente. Foi meio treino, meio trail, meio reconhecimento para um novo treino temático. Os “puristas” da matemática vão disser que fizemos treino e meio Winking smile

A ideia foi ir para a Expo (na prática este treino não “entra” na freguesia da Expo – para a próxima vamos denominá-lo Oriente Verde) e fugir aos sitíos do costume. Andar pela cidade mas num “corredor” verde, com relva, terra batida, visita a parques, caminhos “escondidos”, novos olhares para locais familiares e descoberta de áreas onde se vai pouco mas que são claras mais valias quer para a prática do desporto, quer para outras actividades (piqueniques, saídas com crianças, etc.).

Ponto de encontro:

O ponto de partida foi a Igreja de Santo Eugénio, na Encarnação.

igreja santo eugenio

Está no meio dum jardim sossegado, num bairro residencial e com muito espaço para estacionamento. Interessante também pois tem muita sombra para se fazer um pequeno piquenique após um treino. O local não será desconhecido para quem já fez a S.Silvestre dos Olivais pois encontra-se à direita antes da última descida até à meta.

Apareceram 8 laranjinhas, alguns deles a “aquecer” para a corrida de Sicó no domingo.

Percurso:

O Rui Ralha tinha-me mostrado alguns destes caminhos e locais que eu desconhecia. Desta vez aproveitámos a vinda do João Ralha, que também conhece bem a zona e fomos complementando a volta planeada (de tal maneira que dos 12/13km iniciais, fizémos 14,6km) Smile

Saímos rumo à rotunda da Av. Berlim pelo percurso da S.Silvestre. A ideia era aquecer as pernas antes de entrar em “terrenos menos regulares”. O João levou-nos ao coreto dos Olivais na Praça da Viscondesa dos Olivais.

Depois “saímos da estrada” e seguimos a conduta que no século passado trazia a água do rio Alviela até à estação elevatória de Barbadinhos (hoje parte do Museu da EPAL).

Até ao Parque do Vale Fundão, passamos pela primeira passagem superior do caminho – todas com vistas giras (Gomes da Costa, Bela Vista e Gago Coutinho) – e várias hortas – é curioso como se encontra tantas pequenas hortas na zona oriental da cidade, logo que saímos das ruas mais frequentadas por todos.

Ao chegar ao Vale Fundão estamos com 5km e continuamos depois para a parte sul do Parque da Bela Vista.

Na foto abaixo pode-se ver a vista, para cima e para baixo, a partir do miradouro junto ao parque infantil.

2013-02-23 09.55.402013-02-23 09.56.06

Encontra-se neste parque o edifício da casa de acolhimento de crianças “Casa das Cores”, apoiada pela Swatch, e um edifício abandonado com janelas muito curiosas Smile

2012-12-13 17.14.02

No recinto onde se realiza o Rock in Rio fomos até ao marco geodésico que assinala os 120m de altitude (ponto mais elevado do treino).

2013-02-23 10.06.50

Ainda passámos num local onde costuma estar uma série de atletas do grande Jogo da Malha Smile, mas hoje não estava ninguém.

Depois de grande descida até à Gago Coutinho, passando pelo campo de golfe municipal (agora desactivado), vamos até outro parque – José Gomes Ferreira – onde tirámos uma foto a partir do pico oponente ao da Bela Vista onde estivemos anteriormente…

2013-02-23 10.23.39

Para terminar, ida até ao Vale do Silêncio para cerca de 1km de trilhos dentro desse parque, antes da ingreme subida pela Rua do Mercado, para voltar ao ponto de partida.

Foi assim a nossa manhã, num treino bem acidentado…

Altimetria Oriente Verde

Percurso interessante, fora do habitual, com boas “descobertas” e excelente companhia.

Temos que marcar um Treino “Oriente Verde” para repetir o percurso e dar a conhecer novas rotas a mais pessoas…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s