20km Cascais 2013

Cascais2012-2

E se eu tinha “contas a ajustar” com esta menina… Winking smile

O ano passado foi só a minha 3ª prova (depois da Corre Jamor e S.Silvestre de Lisboa) e uma estreia na distância – nunca tinha feito mais de 18km.

Só sabia que era de Cascais ao Guincho e volta, e que isto era plano… saí atrás do maranhal que vem para “ganhar” os 500 metros Smile e fui disparado nos primeiros kms. A subida do hipódromo logo no inicio só serviu para eu apertar ainda mais, afinal “eu sou rápido, tenho treinado, venham as provas!!!” Smile e quando acabei a primeira volta, voltando ao ponto de partida e voltei a fazer aquela subida… cheguei à Boca do Inferno (6,5km) e estava a andar Sad smile

Tinha ido muito depressa, desgastei-me para manter o ritmo quando a estrada inclinou e agora tinha 13km pela frente e estava com os bofes de fora… Smile é ou não é coisa de maçarico? Lá me fui “arrastando”, só voltei a andar um pouco no abastecimento aos 10km e acabei em 1h55. Annoyed

Este ano queria mostrar que a experiência é outra, os ritmos são outros e que já sei gerir as dificuldades ao longo da prova Smile

CHEGADA

Este ano fui sozinho porque o joelho da Mónica não a deixa correr desde as S.Silvestres. Fui a Cacelas buscar o Pedro Moreira, a Elsa e mais algum pessoal e em Cascais, depois de algum nervosismo por não saber onde andava o meu dorsal (obrigado, Cláudio Monteiro), fui aquecer na “subida do hipódromo” e afins. Aqui estou já a voltar com o Marcos Oliveira e o Gonçalo Ferreira para a partida – faltavam 5 min para o tiro…

PM130210_0168

PROVA

Logo na partida meti um ritmo bom. A prova ia correndo bem e como saí um pouco mais à frente nesta fase fui sendo passado pelas “lebres” dos R4F – lembro-me do Paulo Martins, do Filipe Corte-Real, José Carlos Melo, e na foto abaixo é a altura em que passa o António Arede.

JG130210_0996

Nesta primeira volta também segui um pouco à conversa com o Pedro “Run with” Castro. Dentistas, mudanças e alterações de planos para não falhar as Padarias foram os temas antes de ele partir em busca dum bom tempo Smile

A subidinha voltou a “mostrar-se”, pois é na segunda vez que a percorri que tenho o meu pior km (5:12/km).  Quando se chega à Casa da Guia espera-nos 11km de ir e vir na estrada do Guincho…

Gosto muito desta foto do Rúben Costa que me apanhou no bocadinho em que acompanhei o Jorge Prazeres. Lembro-me que pouco depois passou o Jorge Duarte Pinheiro.

46685_571943686149435_354950387_n

Como estava vento “contra” planeei ir em reserva até dar a volta para depois aproveitar para ligar a vela e ganhar mais ritmo. Tive a sorte de me cruzar com o Pedro Carvalho a determinada altura e, mesmo não seguindo com eles, fui usando o grupo dele como referência nunca ficando muito para trás.

No regresso, nota-se bem a melhoria (4:46, 4:40, 4;45, 4:50, 4:48). Aqui tentei sempre dar o máximo e na minha cabeça tinha um mantra: “só tens que aguentar até aos 18km porque depois é a descer” Smile

E assim foi… recuperei muitas posições nesta fase e nos km finais (4:43, 4:27) era mesmo a descer Smile

JG130210_3557

No final, a festa do costume. Um grupo enorme que estava na chegada a fazer um escarcéu enorme sempre que algum laranja chegava… ou até alguns outros amigos, não é José Luis Pimenta? Winking smile

P1000548

No fim tive imensa pena de não puder esperar pela chegada da Fernandinha Costa na sua estreia nos 20km… a malta da minha boleia são speedy gonzalez nas provas e já estavam à minha espera no carro. Os parabéns para ela!!!!

Os parabéns também para o Pedro Moreira que está a fazer a preparação para a estreia na Maratona em Paris e que veio a Cascais ver como estava e acabou a prova com 1h30!!!!!

RESULTADOS:
(chip) 20,2 km em 1h37:44
PBT aos 15km (1h13:28), aos 20km (1h37:17) e na Hora (12,49km)

Nos 20km foram menos 5m30s!!! Smile 
Quanto ao tempo do ano passado nem se fala…

Próxima: Corrida Solidária Padaria Portuguesa / Run 4 Fun

Deixe uma Resposta

