Fim da Europa 2013 (Sintra-Cabo da Roca)

gpfe_13

Treinar na Serra é fantástico, em todas as alturas do ano, de dia ou de noite, com todo o tipo de tempo Smile

O ano passado a Câmara teve uma ideia brilhante: vamos acabar com o Fim da Europa para poupar para as rotundas e os multi-usos… Só que a Serra “tem amigos” e quando se deu por isso estava organizado um treino no percurso da prova. EU FUI e fiz aqueles 16,6km acompanhado por mais 400 tipos como eu. Smile E eles “aprenderam”.

Chegámos apressados para ir a tempo de entregar as mochilas com a roupa para vestir no fim da prova. Depois foi a recolha de dorsal, e a obrigatória foto de grupo.

2013-01-27 14.39.12

No ano passado estive lesionado a maior parte do Janeiro e quando cheguei a este treino ainda não estava totalmente bem do gémeo. Assim fui num ritmo calmo e deu para 1:47:16 (6:25/km).

Este ano queria mais. Tinha pensado em tirar 15/20 minutos a este tempo e ver como estava a reagir o corpo ao plano de treino que estou a seguir para a Meia Maratona de Março.

Fui dar uma corridinha para aquecer na companhia do António Arede e fiquei com a sensação que a canelite que vem desde as S.Silvestres ainda andava a chatear… Tive sorte, pois após a partida comecei a subir a serra e as canelas não se queixaram muito mais.

Este percurso tem 2 pontos criticos: os 4km iniciais sempre a subir e com uma inclinação intensa e depois entre os 9,5 e os 10,5km encontramos a subida à Peninha.

Queria aguentar bem na subida inicial, sem perder muito ritmo para depois recuperar um pouco até aos 4 caminhos (Capuchos). Nesta foto vê-se bem o panorama da subida para a Pena, com s’s contantes em que se pode olhar para baixo ou para cima e ver os restantes atletas (aqui consigo identificar a Mónica, o Paulo Raposo e o Pedro Carvalho…)

2013-01-27 16.59.10

O Pedro Moreira passou por mim no cruzamento da Pena sem que me sentisse capaz de ir com ele, mas consegui completar os 4km iniciais numa média de 6:00/km, e agora tinha 4km com algumas subidas e descidas ligeiras para melhorar o ritmo.

Aos 9km estava com uma média de 5:30/km e a pensar até onde conseguiria baixar isto (5:00? seria?).

Não encontrei fotos da minha passagem pelo cimo da serra, mas encontrei 2 fotos que mostram bem a beleza e a tranquilidade “lá por cima”…

2013-01-25 11.35.43   2013-01-25 19.30.44

Na última subida ainda caminhei uns 50 metros antes da Peninha e depois foi recuperar o fôlego, acertar num ritmo certo e estava determinado a aproveitar bem a descida até ao Cabo da Roca.

E assim foi… nem queria acreditar quando olhei para o Garmin e notei que nos últimos 5km fiz 19m50 (3:58/km). Nunca tinha corrido a este ritmo (e não volto a correr sem ser a descer a serra Winking smile ). Aqui seguia em grande estilo e pelo sorriso percebe-se que já faltava pouco para terminar.

VR130127_1568

Tão feliz que eu estava!!! As canelas não impediram de cumprir a prova em pleno, o treino está a fazer efeito e consegui chegar ao fim com uma média de 5:06/km – isto com a Serra de Sintra pelo meio? Não havia eu de estar eufórico!!! Smile

JG130127_0741

Resultado Final:
(chip) 16,64 km em 1h24m45s

Próxima prova: 20km de Cascais

3 thoughts on “Fim da Europa 2013 (Sintra-Cabo da Roca)

Deixe uma Resposta

