Cinema: “Hard Candy”

Hard-candy

À muito tempo que um filme não tinha a capacidade de me dar um murro tão grande no estômago… !

Abordando um tema controverso e polémico como a pedofilia, o realizador preferiu mudar pressupostos e contexto e fazer-nos pensar bem no assunto.

A frase-tema do filme é: “E Se a Capuchinho Comesse o Lobo Mau…?”

Uma inteligente e encantadora adolescente (14 anos), provavelmente não deveria ir a um café local para se encontrar com um fotógrafo (32 anos) que ela conheceu na Internet. Mas ela está pronta para se divertir e, num ápice, está em casa dele a preparar cocktails e a tirar a t-shirt para uma sessão de fotos improvisada. É a noite de sorte dele…

E aqui “começa” o filme. A linha entre o bem e o mal começa a esbater-se e temos dificuldade em definir o que é correcto ou não, o que é aceitável, o que representa um castigo proporcional, o que é merecido ou não, até onde podemos levar a justiça pelas próprias mãos, etc.

Este é claramente um filme de argumentista, suportado pela interpretação dos actores. Mostra bem o que é cinema, onde sem parafernália de efeitos especiais e/ou computadores, sem explosões ou perseguições, filmado maioritariamente num único sitio e com a participação de 5 actores, 3 deles com participações fugazes (aqui com um “mimo” para os apreciadores da Anatomia de Grey) se pode fazer um filme forte, interessante, sobre temas relevantes e polémicos.

O filme surpreende, conta uma história de forma fria e brutal e, em várias cenas, torna-se incómodo para os espectadores pelos comportamentos impiedosos e cruéis… além disso tem várias mudanças de rumo ao longo da narrativa e ainda nos guarda algumas surpresas para o fim…

Por fim uma palavra de elogio para o trabalho dos actores principais com um Patrick Wilson (do Fantasma da Ópera) intenso e credível e, acima de tudo, uma das melhores actrizes da nova geração – Ellen Page (Juno, Inception e X-Men), que vai construindo um carreira sólida sem se “meter” no campeonato dos sex-symbols de e para adolescentes… Smile

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s