Treino dos Eléctricos

20120922-012705.jpg
A ideia andou a germinar durante algum tempo. Falei com o Miguel Correia e o Paulo C. Sousa pela experiência que eles já tinham ao pensar e conceber o Treino dos Elevadores e no principio de Julho fui com a Mônica fazer o reconhecimento do percurso.

No sobe e desce das 7 colinas, ao omnibus de tracção animal seguiu-se , em 1873, o tramway (ou carro americano), deslizando entre carris, mas ainda puxado a cavalos. É em 1899 que se dá a electrificação do tramway.


Íamos passear por Lisboa, seguindo o percurso percorrido pelos 2 eléctricos mais turístico da cidade… Ida no 25, do Campo das Cebolas por Santos até ao cemitério dos Prazeres subindo a Lapa, e depois regressar no 28, dos Prazeres ao Martim Moniz passando por S.Bento, Camões, Baixa, Castelo e Graça.

Data: 9 de Setembro (8h45)
Local: Campo das Cebolas
20120922-015930.jpg
… ate tivemos uma companhia especial, o Kiko🙂

Aqui estamos a partir e pode-se ver atrás a paragem inicial do eléctrico 25
20120922-020129.jpg

Vamos pela R.Alfândega até ao Terreiro do Paço e seguimos pela R.Arsenal, R.São Paulo e Boavista até Santos.
20120922-020450.jpg

20120922-020458.jpg

Primeiro momento alto do dia… passamos às 9h15 pelos bares do Cais do Sodré na R.Sao Paulo… e estava ali uma multidão com cara de quem ainda não tinha ido à cama a gritar e a bater palmas quando passámos. E notava-se bem que para eles os maluquinhos eram os que iam a correr😉

Ainda antes de Santos, já se reparava e elogiava a bela da míni-saia que a Margarida levou
20120922-021145.jpg

Depois do aparecimento do carro eléctrico, em 1905 já só estes circulavam. Há 100 anos eram castanhos, os abertos, e vermelhos, os fechados. A grande era dos Eléctricos foi até 1958, com 39 linhas.

Em Santos encontramos o primeiro desafio do dia – subir a Lapa até à R.Buenos Aires. Aqui estamos nós “lá em cima” (foto do Paulo Sousa)
20120922-093838.jpg

Vamos depois contornar a Basílica que nos mostra uma vista muito bonita
20120922-093954.jpg

Subida a Campo de Ourique e fim da linha 25 na Praça João Bosco
20120922-094123.jpg

No mesmo ponto inicia-se a linha 28, voltamos à Estrela e descemos a Calçada até S.Bento
20120922-094354.jpg

Aqui já a subir a Calçada do Combro quando a Rita Felizol apanhou o 28 a passar por mim…
20120922-094456.jpg

Nova surpresa no Elevador da Bica… cena de filme com um banho de agulheta no meio da rua!!!
20120922-094638.jpg

Nesta fase tivemos direito a abastecimento on the move com o Paulo Sousa e o António Pedro Mata a comprar agua e bananas numa mercearia🙂

Passagem pelo Teatro S.Carlos, descida à Baixa e novo desafio na subida até ao miradouro das Portas do Sol
20120922-095008.jpg

A máquina fotográfica já estava sem bateria, e depois disto começam a rarear as fotos… com o José Carlos Melo isto nunca tinha acontecido🙂

Separámos-nos em 2 grupos com um destino comum, o Martim Moniz. Mas uns maluquinhos ainda iam subir a R. da Voz do Operário até à Graça (esta é a parte mais degradada desta rota).
20120922-095251.jpg

Na Graça juntámo-nos a algumas centenas de ciclistas que ali passavam num qualquer passeio organizado. E ainda nos fizeram companhia durante boa parte da descida pois íamos para o mesmo sítio – Martim Moniz.

O metropolitano roubou linhas ao eléctrico até 1973. Após o 25 de Abril o carro foi-se impondo na cidade, até hoje. Ainda houve modernização nos anos 80 e no final dos anos 90 sobravam 8 linhas. Na segunda década do século XXI, só restam 5…

E que belos banhos o Kiko tomou no Martim Moniz. Aí tem a ultima paragem o eléctrico 28 e com a renovação encontramos um espaço muito bonito e com muita agua.
20120922-103345.jpg
20120922-103353.jpg

Para terminar, percorrer a R. dos Fanqueiros para voltar ao ponto de partida. Provocações com o Raul Matos e aí vamos nós em grande velocidade… Deu para bater o meu record na distancia de 1km: 4m12s !!!!!

Para terminar, esperáva-nos um bolo de aniversario (com uma flor por cada aniversariante R4F de Agosto e Setembro) e o bolo de chocolate da Rita Felizol (nham nham)
20120922-104013.jpg

20120922-104041.jpg

Mais uma bela manhã de corridas “laranjas”. O percurso tem 13,5km passando por alguns dos sítios mais emblemáticos da cidade. É exigente com as subidas que apresenta (Lapa, Combro, Portas do Sol e Voz do Operário), e foi muito divertido pela companhia e pelas incidências que fomos apanhando🙂

20120922-095718.jpg

Treino dos Eléctricos… a repetir🙂
20120922-104829.jpg

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s