Corrida da Liberdade 2012

Começo pelo fim…

20120425-183932.jpg
Que sensação maravilhosa conseguir terminar uma prova logo a seguir aos nossos craques (falta aqui o Nuno Dias de Almeida que estava a tirar a foto…).

O percurso volta a passar pelo principal eixo de acesso à Baixa (Campo Grande, Saldanha, Marquês, Restauradores) e das 8 ou 9 provas que fiz até hoje já ali corri 3 vezes🙂

20120425-183949.jpg
A prova é engraçada percorrendo Pontinha, Carnide, Telheiras, contornando o Estádio de Alvalade, Campo Grande e terminando em frente ao antigo cinema Condes. A participação laranja foi imensa, acho que apenas superada pela Meia Maratona ou o “nosso” Treino dos Elevadores.

20120425-184006.jpg
Durante o aquecimento já devia prever que me ia correr bem, afinal fui contagiado pelos alongamentos em conjunto com o “mestre”🙂

Já me vi na televisão pois vários laranjinhas surgem nas breves imagens que a RTP passa da largada.

Logo após a partida procurei um ponto de referência e desta vez foi o Miguel San-Payo que procurei acompanhar. Deu até Telheiras pois após os 3km, ele foi-se afastando e eu não consegui acompanhar.

20120425-184030.jpg
A minha prova ia correndo bem, fiz todos os 500m em menos de 2:30 e cedo comecei a sonhar com um resultado que não tinha planeado (45m).
A chuva que ia caindo até era agradável, já o vento nem por isso. Ao chegar perto da Alameda das Linhas Torres aproximei-me do José Carlos Forte Costa que me acompanhou e ajudou até à meta.

Após a saída do ultimo túnel (Campo Pequeno) deixei de gerir… sabia que após o Saldanha era sempre a descer e que aí “todos os santos ajudam” portanto comecei simplesmente a dar o máximo não ligando aos avisos que o Garmin dava dos batimentos cardíacos próximo dos 95%.

Os santos afinal foram o Tempera e o NDA que me passaram pouco antes do Saldanha -8km- e foram puxando pelos 3 ou 4 que ali íamos (eu, Miguel Dias, João Veiga, …). Na Avenida Liberdade fui “atrás das pernas” e fiz o ultimo KM em 3:56 (!!!)

E chegamos ao principio deste texto, comigo a encostar aos nossos craques que tiravam a foto da sua chegada🙂

O resultado final foi PBT’s aos 1km (03:56), teste cooper 12min (2,79km), 5km (22:38) e 10km (45:50).

A caminho de casa notava-se bem a minha satisfação…
20120425-184040.jpg

O ritmo total de 4:35 em 10,7km é um excelente incentivo para os treinos que inicio em Maio para a minha estreia na Maratona do Porto. A verdade é que não estava à espera de me aproximar destes ritmos tão cedo. Agora começo a pensar se conseguirei chegar aos 40min nos 10km… Os muitos kms que me esperam nos próximos meses podem ajudar, vamos ver se não estou a ser demasiado ambicioso.

Próximos desafios, em Maio:
1 Maio – 15km (Inatel)
6 Maio – 10km (D. Estefânia)
13 Maio – Treino Trilhos Monsanto
20 Maio – Treino Elevadores
27 Maio – 13km no Trail Entre Serra e Mar no Guincho

Runabraços

Deixe uma Resposta

